sexta-feira, 10 de abril de 2015

Gênesis 4-5


LEIA ISSO ANTES: A leitura de todos os capítulos da Bíblia está sendo feito na ordem, capitulo por capitulo SEM PENSAR nos próximos capítulos ou em qualquer conhecimento anterior adquirido sobre ela. São análises feitas pensando no que diz o próprio capítulo e os capítulos lidos anteriormente, sem nenhuma conexão com o que está escrito depois. O objetivo é imaginar que a Bíblia está sendo conhecida pela primeira vez e não deixar que qualquer influência das religiões atrapalhem o raciocínio. Se juntem a essa idéia, leiam o blog e deixem suas próprias conclusões nos comentários. Agradeço a compreensão!

                                                               Gênesis  4-5





  • Esposa de Caim

gênesis 4:14,17


                  Hoje me expulsas desta terra,e ficarei escondido da tua face; eu me tornarei errante e fugitivo na terra, e quem me encontrar certamente me matará.”17.Depois, Caim teve relações com a sua esposa,e ela ficou grávida e deu à luz Enoque. Então ele começou a construir uma cidade e deu à cidade o nome do seu filho Enoque. 


Antes de Caim matar Abel a bíblia menciona apenas quatro seres humanos, que além destes existiam seus pais Adão e Eva. Quando teve essa conversa com Deus, Caim disse " quem me encontrar certamente me matará" . Depois de sair como errante ele encontrou uma mulher. Mas de onde surgiram estas pessoas a que Caim se referia? E sua esposa? Não parece que são outros filhos de Adão e Eva, pois mais tarde veio a nascer Sete , ao qual "Deus me designou outro descendente no lugar de Abel, visto que Caim o matou", disse Eva. E  só depois de Adão ter Sete , veio a se tornar "pai de filhos e filhas". 





  • A saga do número 7
gênesis 4:15



                    Então Jeová lhe disse: “Por essa razão, quem matar Caim sofrerá vingança sete vezes.”


gênesis 4:24


                   Se Caim deve ser vingado sete vezes, então Lameque setenta e sete vezes.”


gênesis 5:31


                  De modo que todos os dias de Lameque somaram 777 anos, e então ele morreu.


Logo nos primeiros capítulos percebe-se que o número sete é usado para representar justiça. Mas outra coisa me chamou atenção: o 7 apareceu de maneira progressiva, primeiro 7, depois 77, e após 777, mesmo que o número 777 não se refira à justiça e sim a idade que Lameque viveu. 



  • 2 Lameques e 2 Enoques

Acabamos de ver na seção " a saga dos 7" de dois textos que tratam de Lameque. Acontece que eram 2 Lameques diferentes! Antes parecia mais intrigante, mas com uma releitura percebemos que não é complexo. Passaram-se gerações e gerações entre eles, o que garante uma grande possibilidade de nomes repetidos, que é comum hoje em dia: Infinitas Marias, Pedros, etc. A parte que instiga não é essa, mas sim todas essas 4 personalidades terem fatos importantes ligados a si. Justamente os nomes repetidos tiveram praticamente igual importância na hora de escolher que fatos seriam narrados.

gênesis 4:17,19

               Depois, Caim teve relações com a sua esposa, e ela ficou grávida e deu à luz Enoque. Então ele começou a construir uma cidade e deu à cidade o nome do seu filho Enoque. 

19 .Lameque tomou para si duas esposas. O nome da primeira era Ada e o nome da segunda era Zilá.


gênesis 5:24, 28-29


                           Enoque continuou andando com o verdadeiro Deus. Depois, ele não foi mais visto,porque Deus o tomou.

28. Lameque viveu 182 anos e então se tornou pai de um filho.   29. Deu a ele o nome de Noé, dizendo: “Este nos trará consolo,aliviando-nos do nosso trabalho e do esforço doloroso das nossas mãos, causados pelo solo que Jeová amaldiçoou.” 




Caim teve 1 Enoque e 1 Lameque como descendentes. Curiosamente, Sete, que veio no lugar de Abel, também teve 1 Lameque e 1 Enoque como descendentes. Assim como Caim e Abel eram diferentes, seus respectivos parentes também eram? 
Enoque, filho de Caim, teve seu nome dado a primeira cidade construída pelo pai. Já Lameque teve filhos que originaram  a cultura dos povos  seguintes(faziam tendas, forjavam cobre e ferro, tocavam harpa e flauta) , além de apresentar O PRIMEIRO CASO DE POLIGAMIA NA BÍBLIA e o segundo assassinato( para se defender).
Enoque descendente de Sete, tornou-se pai de Metusálem e foi TOMADO por Deus. Não é dito que ele morreu, nem que voltou para o solo. Esse pode ser O PRIMEIRO CASO DE ASCENDÊNCIA AO CÉU.  
Metusálem tornou-se pai de Lamaque, e este Lameque tornou-se pai de Noé, uma importante figura bíblica, que veio por meio de sua obediência fazer com que Deus não mais amaldiçoe o solo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário